As melhores dicas sobre dieta, saude, regime, emagrecer, cirurgia, remedio, celulite, estria, cabelo, e muito mais...

boobox

Most Popular

Afinal, o que é uma dieta saudável?



Ter uma alimentação balanceada é o mais fácil na teoria do que na prática. Por mais bem informado que seja o consumidor, é comum fazer confusão e escorregar na hora das compras.
Acertar a lista de compras é primeiro passo para dieta saudável

Teoricamente, ter uma alimentação balanceada é fácil. Basta mentalizar a pirâmide alimentar e mirar, nas prateleiras dos supermercados, tudo o que for light, livre de gordura trans, integral e natural. Mais simples, impossível.
Entretanto, na hora de fazer a lista de compras, a tarefa costuma complicar, por mais bem intencionado que seja o consumidor. Afinal, o que é um cardápio saudável? Para sanar essa dúvida, é preciso bom senso, informação e paciência. Não precisa ser nenhum expert – basta treinar.

Segredo está em escolher as melhores fontes de nutrientes

Confira as dicas:
  • Nada de cortar carboidratos: além de ser impossível, não é saudável, pois os carboidratos são o combustível do corpo. Não por acaso, formam a base da pirâmide alimentar e estão presentes em grande parte dos alimentos – não só nas massas e nos pães. O segredo está, justamente, em saber escolher as melhores fontes: frutas, grãos e vegetais. Uma tigela de cereal integral com leite de soja gelado é uma boa opção de café da manhã saboroso e nutritivo.
  • A mesma regra vale para as proteínas. Estudos mostram que o tipo de proteína – animal ou vegetal – não importa. A questão é que, consumindo proteína animal, ingerimos também gordura saturada. Por isso, dê preferência à proteína vegetal, presente no feijão e nos cereais. As melhores fontes de proteína animal são o peixe e o leite (e derivados).
  • O tipo de gordura ingerida faz mais diferença do que a quantidade. As gorduras “do mal”- saturadas e trans – aumentam o risco de uma série de doenças. Já as “do bem” – monoinsaturadas e polinsaturadas – causam o efeito contrário. Assim, o importante é, de novo, selecionar as fontes: margarina, no lugar da manteiga; leite desnatado, ao invés do integral. Quem come carne deve dar preferência às brancas e magras.
  • É fundamental, também, checar os rótulos dos alimentos para saber se há gordura trans entre os ingredientes. Na dúvida, não consuma.
  • Outro ingrediente que não pode faltar numa dieta saudável são as fibras, que são um tipo de carboidrato. Normalmente, quem tem o costume de consumir frutas, vegetais e alimentos integrais, como pães e cereais matinais, não tem problemas em ingerir a quantidade de fibras recomendada para o dia.
  • Uma dica para criar o hábito de consumir frutas e vegetais é distribuí-los por todas as refeições. As frutas são uma ótima opção para o desjejum, o lanche da tarde e a ceia. Os vegetais podem ser degustados em forma de saladas, suflês, como recheio de tortas... Quanto mais variados e coloridos, melhor.
  • Existem outras fontes de cálcio, além do leite e seus derivados. São os vegetais verde-escuros, o feijão, a lentilha e as bebidas de soja fortificadas com o ingrediente (cheque na embalagem). Alimentos acrescidos de vitamina D, que promove a absorção do cálcio, também não podem faltar na lista.
  • Água é a melhor opção para matar a sede e é zero caloria. Mas não há problema algum em consumir outras bebidas também, porém moderadamente. Sucos são saudáveis, mas calóricos e naturalmente doces. Ou seja, não há por que acrescentar açúcar ou adoçante. Chás e café também são livres de calorias, quando não adoçados.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Games

Total de visualizações de página

Postagens populares

FACEBOOK

FACEBOOK

Tecnologia do Blogger.
Featured
Featured

Technology

Videos